Projetos cofinanciados pela EU
Grande Sábio
centro de atividades educativas, lda.
 

Formação

Acreditado pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) desde 26 de fevereiro de 2009, o Grande Sábio tem vindo a desenvolver formação para os ativos ligados ao sector da educação. Para tal, o Grande Sábio conta com o apoio dos seus parceiros, nomeadamente FapFeira e Cincork, com os quais agiliza um diversificado plano formativo que compreende algumas formações financiadas pelo IEFP.

Consideramos que as mudanças consubstanciam em planear atividades de respostas múltiplas com intervenção sistémica, daí se tornar pertinente a formação dos agentes educativos, para apoiar a comunidade no acompanhamento dos mais jovens.

Em linhas genéricas, poder-se-á indicar que, como estratégia delineada para a nossa atividade, pretendemos oferecer formação de qualidade, de encontro às necessidades sentidas na região e que permita uma atualização constante das mesmas, de modo a que possamos promover os cursos mais procurados e indicados à população envolvente.

 
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
 
Objectivos

De uma forma global, pretende-se que os formandos, ao frequentarem este curso, adquiram conhecimentos e competências pedagógicas que resultem na mudança de atitudes e de práticas educativas especiais, de forma a assumirem um papel determinante na promoção de uma escola e de uma educação verdadeiramente inclusiva, através de:
- Aquisição de conhecimentos teóricos que os ajudem a construir atitudes mais positivas face à inclusão escolar dos alunos com NEE;
- Desenvolvimento de competências técnico pedagógicas sobre procedimentos e práticas educativas com alunos com NEE, numa perspetiva de trabalho em parceria (aplicação da legislação atual);
- Desenvolvimento de competências ao nível da ação educativa direta com alunos com NEE em contexto de grupo/turma: planificação de atividades; definição de metodologias, estratégias e recursos materiais; avaliação de resultados;
- Construção de materiais pedagógicos adequados ao contexto de cada aluno/grupo;
- Reflexão do trabalho/metodologias experimentadas;
- Desenvolvimento de uma atitude proactiva face às dificuldades e a adoção de dinâmicas pedagógicas assentes no trabalho em parceria com todos os agentes educativos e equipa multidisciplinar.

 
Conteúdos

1. Breve abordagem da escala do desenvolvimento psicomotor segundo Gesell e escala do desenvolvimento da Aprendizagem segundo Piaget e Vygotsy (abordagem teórico/concetual (4h))
1.1. Génese e evolução das NEEs
1.2. Vantagens da educação Inclusiva
1.3. Obstáculos e constrangimentos à implementação da educação Inclusiva
2. Enquadramento legislativo (4h)
2.1.Evolução legislativo versus evolução nas práticas educativas
2.2. Abordagem teórica ao Decreto-lei nº3/2008, de 7 de janeiro
2.3. Estudo de caso à luz da legislação atual: etapas e procedimentos
3. Metodologias e estratégias promotoras ao desenvolvimento do aluno com NEE na Educ. Inclusiva (7h)
3.1. Organização dos espaços educativos
3.2. A construção partilhada de materiais
3.3. O trabalho cooperativo na sala de aula
3.4. A articulação/colaboração entre os vários parceiros educativos e equipa multidisciplinar, discussão partilhada sobre os estratégias utilizadas e elaboração de um “roteiro” conclusivo, visando a criação de um modelo adequado ao agrupamento de escolas.

 
Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

 
Observações

Formação CREDITADA 

0.6 - Créditos

Carga Horária: 15
Local: Grande Sábio - Santa Maria Lamas
Início: 12-05-2018   Fim: 02-06-2018
Horário: Sábados - 9:00 ás 13:00
Formador: Fabiana Silva
 
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