Projetos cofinanciados pela EU
Grande Sábio
centro de atividades educativas, lda.
 

Formação financiada

Atualmente o Grande Sábio abraça o projeto POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) com o intuito de criar condições ou proporcionar oportunidades aos que direta ou indiretamente nos procuram e são beneficiados pelas nossas ações.
Com este propósito contamos com as seguintes formações:

Higienização e manutenção de materiais e equipamentos específicos

Higienização e manutenção de materiais e equipamentos específicos
UFCD | 3295
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planificar e desenvolver autonomamente ações relacionadas com higiene, manutenção, arrumação, preparação de materiais equipamentos e espaços.

 

Fonte ANQ

  • Elaboração e preparação dos materiais necessários às atividades
    • Preparação dos espaços, equipamentos e materiais para a realização de atividades pedagógicas
    • Higiene dos espaços, equipamentos e materiais

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Atividades pedagógicas com crianças com NEE

Atividades pedagógicas com crianças com NEE
UFCD | 3294
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planificar, desenvolver e acompanhar as atividades pedagógicas das crianças com necessidades específicas de educação.

 

Fonte ANQ

  • Entrada e acolhimento das crianças / famílias
  • Atividades pedagógicas na sala e no exterior
  • Serviço e acompanhamento das refeições
  • Sesta, higiene e saída

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Crianças com necessidades específicas de educação (NEE)

Crianças com necessidades específicas de educação (NEE)
UFCD | 3290
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer a evolução do conceito de necessidades específicas de educação.

 

Fonte ANQ

  • Necessidades específicas de educação – evolução e modelos
    • Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação
    • Modelos e práticas em necessidades específicas de educação em Portugal
  • Caracterização das necessidades específicas de educação
    • Crianças com imaturidade de desenvolvimento
    • Crianças hiperativas
    • Crianças com deficiência
      • Motora
      • Mental
      • Visual
      • Auditiva
    • Crianças com doenças crónicas
    • Papel da família
    • Papel da equipa educativa
    • Deficiência e agressividade

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Planeamento e desenvolvimento de atividades de tempos livres

Planeamento e desenvolvimento de atividades de tempos livres
UFCD | 3287
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planear e desenvolver atividades de acompanhamento em tempos livres.

 

Fonte ANQ

  • Atividades de tempos livres – planificação
    • Elaboração de lista de material de acordo com as necessidades
    • Participação na elaboração de horários de acordo com o funcionamento escolar
    • Participação na organização de festas e passeios
  • Dinamização da biblioteca
    • Leitura
    • Conto de histórias
    • Dramatização
  • Acompanhamento de crianças no exterior
    • Supervisão da brincadeira
    • Acompanhamento no recreio
    • Motivação para atividades pedagógicas de grupo
  • Promoção da discussão de diferentes temas
    • Atividades de linguagem
    • Ciências do meio físico e social
    • Expressão musical
  • Promoção de técnicas de expressão plástica e execução de exposições
    • Aplicação das técnicas de animação de atividades pedagógicas
      • Expressão plástica
      • Expressão musical
      • Expressão dramática e motora
    • Seleção de materiais de suporte
    • Organização de espaços
    • Organização e montagem de exposições de trabalhos efetuados pelas crianças
  • Promoção de jogos
    • Jogos interiores
    • Jogos exteriores
  • Acompanhamento de crianças à praia
    • Viagem
    • Chegada à praia
    • Incidência solar
    • Atividades livrem
    • Atividades orientadas
    • Idas à água
    • Refeições
    • Regresso
  • Acompanhamento de crianças nas visitas de estudo ou passeios
    • Viagem
    • Objetivos
    • Questões de segurança
    • Refeição
    • Regresso
  • Participação na promoção de festas
    • Objetivos
    • Atividades a desenvolver
    • Distribuição de tarefas pelas crianças

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Técnicas de animação expressão verbal

Técnicas de animação expressão verbal
UFCD | 3286
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planificar e dinamizar técnicas de animação e dinamização de atividades de expressão musical.
  • Planificar e executar a animação e dinamização de atividades de expressão dramática.

 

Fonte ANQ

  • Expressão musical
    • Perceção auditiva e capacidade de reagir esteticamente à música
    • Audição de música de diferentes características e estilos, como forma de ocupação de tempos livres
    • Valores estéticos individuais
    • Linguagem musical na execução de peças instrumentais e/ou vocais
    • Criatividade vocal, instrumental e corporal
    • Trabalho musical em grupo
    • Análise crítica do trabalho produzido
    • Atividades de canto
    • Atividades de canto e movimento
    • Atividades rítmicas
    • Registo de ritmos e sons
  • Expressão dramática como necessidade de
    • Evasão
    • Compensação
    • Criação e realização
    • Sair da rotina
    • Reagir e empenhar-se
    • Pensar, sentir e agir simultaneamente
  • Expressão dramática na prática
    • Liberdade de expressão
    • Desenvolvimento de uma atividade
    • Preparação / atuação / avaliação
    • Sucesso de jogos dramáticos
    • Trajos, maquilhagem, acessórios e máscaras
    • Luz e som
    • Materiais naturais
      • Papel de jornal
      • Plásticos
      • Barro
    • Imitação
    • Improvisação individual e coletiva
    • Modalidades de representação
      • Teatro de sombras
      • Teatro infantil
      • Pantomima
      • Teatro de fantoches
    • Expressão dramática e integração social
      • Expressão dramática no desenvolvimento social
      • Aspetos concretos de atuação
      • Senso social
      • Autonomia
      • Senso moral

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Técnicas de animação comunicação e expressão não-verbal

Técnicas de animação comunicação e expressão não-verbal
UFCD | 3285
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planificar e dinamizar técnicas de animação com caráter interdisciplinar em atividades de tempos livres.

 

Fonte ANQ

  • Expressão plástica
    • Organização de espaços e materiais
    • Intervenção do animador
  • Técnicas de expressão plástica
    • Desenho
      • Materiais
      • Técnicas
    • Pintura
      • Materiais
      • Técnicas
    • Modelagem
      • Materiais
      • Técnicas
    • Construção de fantoches
      • Materiais
      • Técnicas
      • Manipulação
    • Outras atividades
      • Recorte
      • Colagem
      • Dobraduras
      • Raspagem
      • Móbiles
      • Trabalhos tridimensionais
      • Estampagem
      • Decalque
      • Carimbagem
      • Batik
    • Tapeçaria
      • Materiais
      • Técnicas

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Evolução e desenvolvimento infantil

Evolução e desenvolvimento infantil
UFCD | 3283
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer a evolução do desenvolvimento infantil

 

Fonte ANQ

  • Aspetos fisiológicos
  • Aspetos afetivos
  • Aspetos intelectuais
  • Aspetos sociomorais
  • Construção da identidade
  • Moratória psicossocial
  • Desenvolvimento sexual infantil

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo

Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo
UFCD | 3282
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Enunciar os princípios relativos à gestão eficaz do tempo, tendo em vista a planificação das atividades.
  • Identificar e selecionar formas de registo: observação e planificação da ação.
  • Apoiar a planificação de atividades letivas e não letivas.

 

Fonte ANQ

  • Registo e planificação de atividades
    • Importância do registo
    • Grelhas de observação e registo
    • Do registo à planificação
    • Da planificação à ação
  • Utilização eficaz do tempo
    • Formas de planeamento de atividades
    • Listagem detalhada de atividades de rotina
    • Previsão do tempo necessário por tarefa
    • Horário diário / semanal
    • Tomada de decisões
    • Comunicação
    • Tempo dos outros
  • Observação e planificação da ação
    • Desenvolvimento de atividades com crianças
      • Entrada e acolhimento das crianças e familiares
      • Atividades pedagógicas na sala e no exterior
    • Planificação de atividades não-letivas

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Expressão dramática, corporal, vocal e verbal

Expressão dramática, corporal, vocal e verbal
UFCD | 3279
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planificar e desenvolver técnicas de animação com recurso à expressão dramática, corporal, vocal e verbal.

 

Fonte ANQ

  • Expressão dramática e desenvolvimento pessoal
    • Desenvolvimento interpessoal
      • Autoconhecimento e revelação
      • Falar / escutar
      • Quebra-gelo / aquecimento
      • Confiança e reciprocidade
      • Guiar e ser guiado
      • Aceitação do risco e do desafio
    • Desenvolvimento da atividade
      • Pensamento convergente
      • Quebrar regras
      • Pensamento fora das estruturas
      • Desenvolvimento da sensibilidade
      • Estado de recetividade
      • Adaptação e reação à mudança
      • Originalidade
      • Organização coerente
    • Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
      • Expressão dramática e desenvolvimento cognitivo
        • Desenvolvimento cognitivo
        • Estádio sensoriomotor
        • Estádio pré-operatório
        • Estádio das operações concretas
        • Estádio das operações formais
      • Expressão dramática - função simbólica
        • Imitação diferida
        • Jogo simbólico
        • Desenho
        • Imagem mental
        • Linguagem
      • Expressão corporal
        • Centros de expressividade corporal
        • Corpo como um todo e uma segmentação
        • Coordenação visual e áudio motora
        • Respiração – desenvolvimento e exploração
        • Relaxamento – técnica e desenvolvimento
        • Possibilidades expressivas sem e com deslocação no espaço
        • Pantomima e mímica corporal
      • Expressão vocal e verbal
        • Corpo emissor sonoro
        • Silêncio e som
        • Respiração e emissão sonora
        • Volume e projeção da voz
        • Articulação e dicção

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Expressão plástica e musical

Expressão plástica e musical
UFCD | 3278
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planificar e desenvolver técnicas de animação com recurso à expressão plástica e musical.

 

Fonte ANQ

  • Expressão plástica – fundamentos
    • Definição
    • Importância no desenvolvimento da criança
    • Organização de espaços, tempos e materiais
    • Intervenção do animador
    • Expressão livre
    • Criatividade
  • Técnicas de expressão plástica
    • Desenho
      • Evolução do desenho infantil
      • Materiais
      • Diferentes técnicas
    • Pintura
      • Evolução na pintura infantil
      • Materiais
      • Diferentes técnicas
    • Pintura
      • Evolução na pintura infantil
      • Materiais e técnicas
    • Modelagem
      • Evolução na modelagem infantil
      • Materiais e técnicas
    • Construção de fantoches
      • Materiais
      • Técnicas
      • Manipulação
    • Outras atividades
      • Recorte
      • Colagem
      • Estampagem
      • Decalque
      • Dobraduras
      • Cartonagem
      • Raspagem
      • Móbiles
      • Trabalhos tridimensionais
    • Tapeçaria
      • Materiais
      • Técnicas
    • Expressão musical
      • Importância da expressão musical no desenvolvimento da criança
      • Evolução musical da criança
      • Elementos básicos da música
      • Linguagem musical
      • Instrumentos musicais
        • Percussão
        • Sopro
        • Cordas
      • Técnicas de utilização dos instrumentos musicais
      • Construção de instrumentos musicais
      • Trabalho musical em grupo
      • Análise crítica do trabalho produzido
      • Som e as suas características
      • Atividades de canto
      • Atividades de canto e movimento
      • Atividades rítmicas
      • Registos de ritmos e sons

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Acompanhamento de crianças técnicas de animação

Acompanhamento de crianças técnicas de animação
UFCD | 3244
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar o papel do animador no desempenho profissional de acompanhante de crianças.
  • Reconhecer as principais técnicas e metodologias de animação.

 

Fonte ANQ

  • Papel do animador e os diferentes tipos de animação
    • Perfil do animador
    • Tipos de animação
      • Animação individual
      • Animação em grupo (definição; estratégias e atividades)
    • Formas de animação
      • Animação artística
      • Animação lúdica
      • Programação
      • Equipamentos, espaços e materiais
    • Animador e a cultura
    • Animação através do brinquedo
    • Objetivos e meios para promover o desenvolvimento da criança
  • Metodologias e técnicas de animação
    • Objetivos das técnicas de animação
    • Expressão do movimento
    • Expressão dramática
    • Expressão plástica
    • Expressão musical
  • Tipos de animação
    • Animação individual
      • Definição
      • Estratégias
      • Atividades
    • Animação de grupos
      • Definição
      • Estratégias
      • Atividades
    • Planificação de atividades
      • Elaboração e planificação de atividades
        • Definição de objetivos
        • Desenvolvimento de conteúdos
        • Definição de estratégias
        • Potencial de recursos humanos e materiais
        • Flexibilidade da planificação

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Primeiros socorros tipos de acidentes e formas de atuação

Primeiros socorros tipos de acidentes e formas de atuação
UFCD | 3274
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer as técnicas de primeiros socorros em caso de acidente.
  • Identificar as formas de atuação perante os diferentes tipos de acidentes.

 

Fonte ANQ

  • Primeiros socorros – fundamentos
    • Atuação refletida rápida e adequada face às diferentes situações
    • Limites da ação
  • Acidentes de pele – formas de atuação
    • Feridas
    • Picadas
    • Queimaduras
  • Acidentes do esqueleto – formas de atuação
    • Entorse
    • Luxação
    • Fratura
  • Acidentes digestivo – formas de atuação
    • Indigestão
    • Obstipação
    • Intoxicação
    • Envenenamento
  • Acidentes circulatórios – formas de atuação
    • Hemorragias
    • Síncope
    • Golpe de ar: geral ou de frio
  • Acidentes respiratórios – formas de atuação
    • Asfixia
    • Dificuldades respiratórias
  • Outros tipos de acidentes – formas de atuação e prevenção
    • Acidentes por corrente elétrica
    • Técnicas de imobilização
    • Prevenção de contaminação
      • Microbiana
      • Viral
      • Parasitária
    • Primeiros cuidados em situações específicas
      • Atitudes e primeiros cuidados face a situações específicas
        • Etílica
        • Epiléptica
        • Convulsiva
        • Depressiva
      • Mala de primeiros socorros e medicamentos
        • Organização da mala de primeiros socorros
        • Medicamentos
          • Localização, organização e segurança
          • Conservação, prescrição e eliminação
          • Emprego abusivo

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Prevenção de doenças e de acidentes na infância

Prevenção de doenças e de acidentes na infância
UFCD | 3273
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Proceder à higiene da criança, do espaço e à alimentação da criança.
  • Enunciar os procedimentos relativos à prevenção de doenças e de acidentes na criança.
  • Enunciar os problemas de saúde mais frequentes e os fatores e causas de acidentes com crianças.

 

Fonte ANQ

  • Saúde na infância – crianças dos 0 aos 6 anos
    • Consultas materno – infantis
    • Cuidados de higiene
      • Equipamentos
      • Espaços
    • Cuidados de conforto
      • Higiene pessoal
      • Repouso
    • Necessidades nutricionais
      • Alimentação equilibrada
      • Alimentação e exercício físico
      • Alimentação e crescimento saudável
    • Higiene oral
  • Alteração e prevenção da saúde da criança
    • Alterações gastrointestinais
      • Náuseas
      • Vómitos
      • Diarreias
      • Obstipação
    • Alterações respiratórias
      • Dificuldades respiratórias
      • Obstrução nasal
      • Tosse
      • Asma
    • Febre
    • Parasitoses
    • Doenças transmissíveis
      • Rubéola
      • Sarampo
      • Papeira
      • Tuberculose
      • Hepatite
      • Meningite
    • Plano de vacinação
  • Principais acidentes com crianças
    • Acidentes domésticos
      • Escadas, portas, gavetas, quinas, janelas altas
      • Tomadas elétricas
      • Fogo, forno, frigorífico, ferro de engomar
      • Quedas
      • Ingestão de medicamentos
      • Ingestão de químicos
    • Acidentes na rua
      • Atropelamentos
      • Acidentes de viação
      • Transporte de crianças (cadeira e/ou cinto de segurança)
    • Acidentes no parque infantil
      • Queimaduras
      • Quedas de baloiços e outros equipamentos
      • Fraturas e entorses

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Processo de comunicação e formas relacionais e pedagógicas da criança

Processo de comunicação e formas relacionais e pedagógicas da criança
UFCD | 3272
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os processos, fatores e atitudes na comunicação em situação pedagógica.
  • Enunciar os fatores relacionais e pedagógicos e reconhecer a sua importância na educação da criança.
  • Promover a participação da família nas atividades educacionais.

 

Fonte ANQ

  • Processo de comunicação
    • Conceito
    • Componentes psicológicas
    • Elementos do processo de comunicação
    • Barreiras à comunicação
  • Comportamentos comunicacionais
    • Atitudes ineficazes
    • Comunicação assertiva
  • Relacionamento interpessoal
    • Complexidade e riqueza da personalidade
    • Dinâmica do relacionamento humano
    • Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal
    • Tensões do relacionamento humano
  • Comunicação e relação pedagógica
    • Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica
    • Rotinas como elemento estruturante na organização espácio-temporal
  • Relacionamento e educação na infância
    • Relação da criança com outras crianças
    • Relação da criança com adultos
    • Impacto das relações entre adultos, na criança
  • Importância do envolvimento parental
    • Abordagem sistémica da família
    • Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bron Feubrenner)
    • Participação da família no projeto educativo e na vida da instituição educativa

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Desenvolvimento da criança

Desenvolvimento da criança
UFCD | 3271
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer a importância do desenvolvimento físico e psicomotor, sócio afetivo e cognitivo da criança.
  • Identificar a importância do desenvolvimento da linguagem.

 

Fonte ANQ

  • Desenvolvimento físico e psicomotor
    • Evolução da postura e da descoberta do corpo
    • Evolução da ideia, do espaço e do tempo
    • Lateralidade
    • Perceção: sua importância para o desenvolvimento infantil
  • Desenvolvimento sócia afetivo
    • Interação mãe/filho
      • Construção do objeto
      • Importância da vinculação
      • Relações precoces mãe/filho
      • Processo de separação/individualização
    • Entrada no grupo
      • Isolamento
      • Começo do grupo
      • Relações entre crianças
      • Amizade
      • Cooperação e a autonomia
    • Criança e o adulto
      • Da família à creche, ao jardim-de-infância, à escola
      • Papel estruturante do vigilante
    • Desenvolvimento cognitivo
      • Fases, idades e perfis do desenvolvimento da infância à puberdade
    • Desenvolvimento da linguagem
      • Linguagem como forma de comunicação
      • Etapas na aquisição da linguagem
      • Cognição e linguagem

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Modelos psicológicos e fases do desenvolvimento da criança

Modelos psicológicos e fases do desenvolvimento da criança
UFCD | 3270
Nível 4
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer os fatores que influenciam o desenvolvimento da criança.
  • Enunciar os modelos psicológicos do desenvolvimento da criança.
  • Identificar as várias etapas do desenvolvimento infantil.

 

Fonte ANQ

  • Psicologia do desenvolvimento
    • Conceito
    • Objeto
  • Modelos psicológicos do desenvolvimento
    • Teoria psicanalítica (Freud)
    • Teoria da maturação (Gressell)
    • Teoria do ciclo vital
    • Teoria cognitiva (Piaget, Brunner)
    • Teoria cogitivo-social (Vigotsky)
  • Etapas do desenvolvimento humano
    • Gravidez / nascimento / suas condicionantes
    • Desenvolvimento intra-uterino
    • Desenvolvimento pósnatal
    • Desenvolvimento, crescimento e maturação
    • Fases do desenvolvimento da criança
      • Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 6 anos

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: 9º ano ou superior;
  • Desempregados: 12º ano ou superior;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego

Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego
UFCD | 8599
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Explicar o conceito de assertividade.
  • Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.
  • Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.
  • Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.
  • Definir o conceito de inteligência emocional.
  • Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
  • Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
  • Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
  • Identificar e selecionar anúncios de emprego.
  • Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
  • Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

 

Fonte ANQ

  • Comunicação assertiva
  • Assertividade no relacionamento interpessoal
  • Assertividade no contexto socioprofissional
  • Técnicas de assertividade em contexto profissional
  • Origens e fontes de conflito na empresa
  • Impacto da comunicação no relacionamento humano
  • Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento
  • Atitude tranquila numa situação de conflito
  • Inteligência emocional e gestão de comportamentos
  • Modalidades de trabalho
  • Mercado de trabalho visível e encoberto
  • Pesquisa de informação para procura de emprego
  • Medidas ativas de emprego e formação
  • Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
  • Rede de contactos
  • Curriculum vitae
  • Anúncios de emprego
  • Candidatura espontânea
  • Entrevista de emprego

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios

Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios
UFCD | 7855
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Elaborar um plano de negócio.

 

Fonte ANQ

  • Planeamento e organização do trabalho
    • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
    • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
    • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
    • Análise de experiências de negócio
      • Negócios de sucesso
      • Insucesso nos negócios
    • Análise SWOT do negócio
      • Pontos fortes e fracos
      • Oportunidades e ameaças ou riscos
    • Segmentação do mercado
    • Abordagem e estudo do mercado
    • Mercado concorrencial
    • Estratégias de penetração no mercado
    • Perspetivas futuras de mercado
  • Plano de ação
    • Elaboração do plano individual de ação
      • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
      • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
    • Estratégia empresarial
      • Análise, formulação e posicionamento estratégico
      • Formulação estratégica
      • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
      • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e jointventures
      • Estratégias de internacionalização
      • Qualidade e inovação na empresa
    • Estratégia comercial e planeamento de marketing
      • Planeamento estratégico de marketing
      • Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
      • Meios tradicionais e meios de base tecnológica (emarketing)
      • Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
      • Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
      • Elaboração do plano de marketing
        • Projeto de promoção e publicidade
        • Execução de materiais de promoção e divulgação
      • Estratégia de I&D
        • Incubação de empresas
          • Estrutura de incubação
          • Tipologias de serviço
        • Negócios de base tecnológica | Startup
        • Patentes internacionais
        • Transferência de tecnologia
      • Financiamento
        • Tipos de abordagem ao financiador
        • Tipos de financiamento (capital próprio, capital de risco, crédito, incentivos nacionais e internacionais)
        • Produtos financeiros mais específicos (leasing, renting, factoring, …)
      • Plano de negócio
        • Principais características de um plano de negócio
          • Objetivos
          • Mercado, interno e externo, e política comercial
          • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
          • Etapas e atividades
          • Recursos humanos
          • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
        • Desenvolvimento do conceito de negócio
        • Proposta de valor
        • Processo de tomada de decisão
        • Reformulação do produto/serviço
        • Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
          • Desenvolvimento estratégico de comercialização
        • Estratégia de controlo de negócio
        • Planeamento financeiro
          • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
          • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
          • Estimativa dos juros e amortizações
          • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
        • Acompanhamento da consecução do plano de negócio

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Ideias e oportunidades de negócio

Ideias e oportunidades de negócio
UFCD | 7853
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
  • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
  • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
  • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
  • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
  • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
  • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.

 

Fonte ANQ

  • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
    • Noção de negócio sustentável
    • Identificação e satisfação das necessidades
      • Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
      • Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
    • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
      • Conceito básico de negócio
        • Como resposta às necessidades da sociedade
      • Das oportunidades às ideias de negócio
        • Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
        • Análise de uma ideia de negócio potenciais clientes e mercado (target)
        • Descrição de uma ideia de negócio
      • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
    • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
      • Formas de recolha de informação
        • Direta - junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
        • Indireta - através de associações ou serviços especializados públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível online ou noutros suportes
      • Tipo de informação a recolher
        • O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
        • Os produtos ou serviços
        • O local, as instalações e os equipamentos
        • A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
        • Os meios de promoção e os clientes
        • O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
      • Análise de experiências de criação de negócios
        • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
          • Por setor de atividade/mercado
          • Por negócio
        • Modelos de negócio
          • Benchmarking
          • Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
          • Parceria de outsourcing
          • Franchising
          • Estruturação de raiz
          • Outras modalidades
        • Definição do negócio e do target
          • Definição sumária do negócio
          • Descrição sumária das atividades
          • Target a atingir
        • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
          • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
          • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
          • Banca, apoios privados e capitais próprios
          • Parcerias
        • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
          • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
          • Análise crítica do mercado
            • Estudos de mercado
            • Segmentação de mercado
          • Análise crítica do negócio e/ou produto
            • Vantagens e desvantagens
            • Mercado e concorrência
            • Potencial de desenvolvimento
            • Instalação de arranque
          • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
        • Tipos de negócio
          • Natureza e constituição jurídica do negócio
            • Atividade liberal
            • Empresário em nome individual
            • Sociedade por quotas
          • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
            • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
            • Documentos a recolher (faturas proforma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Liderança e trabalho em equipa

Liderança e trabalho em equipa
UFCD | 4647
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
  • Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
  • Mobilizar ativamente o potencial único de cada profissional, de forma a contribuir para a excelência no trabalho em equipa.

 

Fonte ANQ

  • Liderança
    • Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
    • Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança
    • Diferentes estilos de Liderança
    • Competências necessárias à coordenação de equipas
    • Estratégias de mobilização da sua equipa para um desempenho de excelência
    • Gestão de impasses de desenvolvimento ou problemas na equipa
  • Trabalho em equipa
    • Trabalho em equipa – implicações e especificidades
    • Excelência no trabalho em equipa
    • Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa
    • Entrada e acolhimento das crianças e famílias
    • Apoio às refeições
    • Acompanhamento das atividades
    • Sesta, higiene e saída

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Intervenção pedagógica em creches e estabelecimentos de educação pré-escolar

Intervenção pedagógica em creches e estabelecimentos de educação pré-escolar
UFCD | 9651
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Caracterizar os modelos pedagógicos.
  • Reconhecer os princípios orientadores da educação de infância.
  • Participar na planificação de atividades pedagógicas para crianças.
  • Acompanhar as atividades pedagógicas e de rotina diária.

 

Fonte ANQ

  • Percursos da educação de infância
  • Modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos
  • Princípios educativos para a educação de infância
    • Na creche
    • No Jardim-de-infância
      • Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar - Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a Infância
      • Áreas de conteúdo
        • Formação Pessoal e Social
        • Expressão e Comunicação
        • Conhecimento do Mundo
      • Papel do cuidador no acompanhamento das atividades pedagógicas
        • Interação e rotinas diárias
          • Entrada e acolhimento das crianças e famílias
          • Apoio às refeições
          • Acompanhamento das atividades
          • Sesta, higiene e saída

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho conceitos básicos

Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho conceitos básicos
UFCD | 0349
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os principais problemas ambientais.
  • Promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.
  • Explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.
  • Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho.
  • Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor.
  • Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas.
  • Reconhecer a sinalização de segurança e saúde
  • Explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual.

 

Fonte ANQ

  • AMBIENTE
    • Principais problemas ambientais da atualidade
    • Resíduos
      • Definição
      • Produção de resíduos
    • Gestão de resíduos
      • Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos
      • Estratégias de atuação
      • Boas práticas para o meio ambiente
    • SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO
      • CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST
        • Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção
      • ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO NACIONAL DA SHST
        • Obrigações gerais do empregador e do trabalhador
      • ACIDENTES DE TRABALHO
        • Conceito de acidente de trabalho
        • Causas dos acidentes de trabalho
        • Consequências dos acidentes de trabalho
        • Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho
      • DOENÇAS PROFISSIONAIS
        • Conceito
        • Principais doenças profissionais
      • PRINCIPAIS RISCOS PROFISSIONAIS
        • Riscos biológicos
        • Agentes biológicos
        • Vias de entrada no organismo
        • Medidas de prevenção e proteção
        • Riscos
        • Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção)
        • Ambiente térmico
        • Iluminação
        • Radiações (ionizantes e não ionizantes)
        • Ruído
        • Vibrações
        • Riscos químicos
          • Produtos químicos perigosos
          • Classificação dos agentes químicos quanto à sua forma
          • Vias de exposição
          • Efeitos na saúde
          • Classificação, rotulagem e armazenagem
          • Medidas de prevenção e proteção
        • Riscos de incêndio ou explosão
          • O fogo como reação química
          • Fenomenologia da combustão
          • Principais fontes de energia de ativação
          • Classes de Fogos
          • Métodos de extinção
        • Meios de primeira intervenção extintores
          • Classificação dos Extintores
          • Escolha do agente extintor
        • Riscos elétricos
          • Riscos de contacto com a corrente elétrica: contatos diretos e indiretos
          • Efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano
          • Medidas de prevenção e proteção
        • Riscos mecânicos
          • Trabalho com máquinas e equipamentos
          • Movimentação mecânica de cargas
        • Riscos ergonómicos
          • Movimentação manual de cargas
        • Riscos psicossociais
      • SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE
        • Conceito
        • Tipos de sinalização
      • EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
        • Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Educação inclusiva e necessidades educativas específicas

Educação inclusiva e necessidades educativas específicas
UFCD | 9649
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Distinguir os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas.
  • Reconhecer os fatores que determinam as necessidades educativas específicas.
  • Relacionar os fatores que determinam as necessidades educativas específicas.
  • Reconhecer a interação que deve existir entre a família e a equipa educativa.

 

Fonte ANQ

  • Educação inclusiva
    • Princípios e valores da educação inclusiva
      • Diversidade individual e social
      • Equidade no acesso a uma educação de qualidade
      • Oportunidades educativas
      • Valorização da diversidade
      • Princípio da não discriminação
    • Necessidades educativas específicas: Interação entre fatores intrínsecos e fatores ambientais
      • Conceitos de atividade e participação
      • Conceito de deficiências e incapacidade
      • Modelo de funcionalidade e incapacidade
        • Fatores intrínsecos à criança
          • Estruturas e funções do corpo
          • Alterações nas estruturas e funções do corpo
          • Fatores ambientais facilitadores ou barreiras à atividade e participação
        • Produtos e tecnologia
        • Ambiente natural e acessibilidade
        • Apoio e relacionamentos
        • Atitudes
        • Serviços, sistemas e políticas
      • Interação família/equipa educativa

 

Fonte ANQ

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas

Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas
UFCD | 9647
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar práticas de intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE.
  • Apoiar a Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE.

 

Fonte ANQ

  • Educação de crianças e jovens com necessidades educativas específicas
    • Principais características
      • Individualização e diferenciação pedagógica
      • Probabilidade da transferência das aprendizagens
      • Aprendizagem em tempo útil e com significado ao longo da vida
    • Estratégias de desenvolvimento curricular numa perspetiva funcional
      • Intervenção pedagógica com crianças e jovens considerando
        • Estratégias
        • Capacidades, expetativas e necessidades
        • Ambientes naturais
        • Competências que precisa de adquirir/desenvolver para realizar as atividades
      • Qualidade de vida
        • Conceito de qualidade de vida
          • Indicadores e dimensões
          • Qualidade de vida ao longo dos diferentes ciclos de vida
            • Participação ativa da família
          • Comunicação aumentativa e alternativa
            • Comunicação aumentativa
            • Comunicação alternativa
            • Materiais e produtos de apoio para a comunicação aumentativa
              • Sistemas de símbolos
              • Produtos de apoio à comunicação
                • Baixo desenvolvimento tecnológico
                • Elevado desenvolvimento tecnológico
              • Mobilidade, manipulação e acessibilidades
                • Tecnologias/produtos de apoio de acesso à mobilidade
                • Tecnologias/produtos de apoio de suporte à manipulação
                • Acessibilidade física e digital

 

Fonte ANQ

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança dos 0 aos 3 anos – regras básicas

Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança dos 0 aos 3 anos – regras básicas
UFCD | 9184
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Aplicar os cuidados básicos de saúde da criança.
  • Aplicar as regras básicas e normas de higiene, repouso, conforto, nutrição e segurança.
  • Identificar e implementar medidas de redução do risco de acidente.
  • Aplicar técnicas de primeiros socorros.

 

Fonte ANQ

  • Saúde da criança
    • Noção de saúde
    • Tipos de doenças
    • Formas e prevenção de contágio
    • Sinais e sintomas da criança doente
    • Medicamentos: regras de utilização e de administração
  • Plano Nacional de Vacinação
  • Cuidados de higiene do espaço habitacional, equipamento e material lúdico didático
    • Higienização, arrumação, organização e conforto dos espaços utilizados
    • Higienização e arrumação dos equipamentos utilizados
    • Higienização e arrumação dos materiais lúdicos didáticos utilizados
    • Prevenção de contaminações
  • Cuidados de higiene da criança
    • Regras básicas diárias
    • Hábitos de higiene
  • Cuidados de conforto e repouso da criança
  • Necessidades nutricionais
    • Alimentação equilibrada
    • Elementos da dieta alimentar
    • Regimes alimentares da criança (situações de doença, alergias, intolerâncias e outras)
    • Dificuldades de alimentação
  • Higiene e segurança alimentar
    • Princípios básicos
    • Higienização, preparação e acondicionamento de alimentos
  • Prevenção de acidentes
    • Regras de segurança do espaço habitacional, equipamento e material lúdico didático de acordo com a legislação em vigor
    • Principais causas de acidentes domésticos:
      • Tipo de acidentes, locais e condições de ocorrência e produtos, artigos e/ou equipamentos envolvidos
      • Influência das características dos espaços, produtos e equipamentos e os comportamentos dos adultos
      • O desenvolvimento da criança, suas características e a sua relação com a ocorrência de acidentes
    • Medidas de prevenção dos acidentes
      • Comportamento dos adultos
      • Adaptação do ambiente e organização do espaço
      • Seleção e organização das atividades
      • Escolha, utilização e manutenção dos artigos, mobiliário, equipamentos e brinquedos
      • Utilização de equipamentos de proteção pessoal
    • Estratégias de prevenção dos acidentes ao longo do desenvolvimento da criança
      • Em casa (quedas, afogamentos, queimaduras, intoxicações, asfixia e estrangulamento, outros traumatismos)
      • No transporte no automóvel
      • Na escolha de artigos de puericultura, brinquedos e produtos de proteção/adaptação da casa
    • Primeiros socorros
      • Acidentes de pele
      • Acidentes do esqueleto
      • Acidentes digestivos
      • Acidentes circulatórios
      • Acidentes respiratórios
      • Acidentes por corrente elétrica
      • Técnicas de imobilização do corpo
      • Atitudes e primeiros socorros face a situações específicas
      • Organização da mala de primeiros socorros
      • Opção pelo serviço de assistência apropriado

 

Fonte ANQ

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Medidas de primeiros socorros com crianças e jovens

Medidas de primeiros socorros com crianças e jovens
UFCD | 9646
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar situações de primeiros socorros com crianças e jovens.
  • Avaliar situações de emergência com crianças e jovens.
  • Identificar e aplicar técnicas de primeiros socorros em caso de acidente com crianças de jovens.

 

Fonte ANQ

  • Primeiros socorros
    • Objetivos
    • Atuação
    • Serviços de emergência médica
    • Organização da mala de primeiros socorros
  • Prestação de primeiros socorros com crianças e jovens em casos de:
    • Corpos Estranhos
    • Feridas
    • Cortes
    • Insolação
    • Mordeduras
    • Picadas
    • Queimaduras
    • Entorse
    • Fraturas
    • Intoxicação
    • Hemorragias
    • Afogamento
    • Asfixia
    • Estrangulamento
    • Choque elétrico
    • Eletrocussão
  • Técnicas de Imobilização
  • Prevenção de Contaminações
  • Posição Lateral de Segurança
  • Reanimação (suporte básico de vida)
  • Atitudes e Primeiros Socorros face a situações específicas
    • Desmaio
    • Estado de Choque
    • Enregelamento
    • Crise de Hipoglicemia
    • Convulsão
    • Crise Asmática
  • Medicamentos

 

Fonte ANQ

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Educação artística – dança

Educação artística – dança
UFCD | 9645
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer a importância da dança para o desenvolvimento global.
  • Identificar os conceitos básicos da dança.
  • Identificar diferentes estilos de dança.
  • Intervir em diferentes universos coreográficos.
  • Colaborar na organização de situações de prática de atividades de dança.

 

Fonte ANQ

  • Importância da dança para o desenvolvimento global
    • Dança enquanto forma de conhecimento
    • Consciência e domínio do corpo
    • Expressividade e a intencionalidade do movimento
    • Comunicação com o outro e com o grupo
  • Dimensões da educação artística
    • Fruição/Contemplação
      • Desenvolvimento dos processos de observação, descrição, análise, síntese e juízo crítico, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, através do contacto com diferentes universos coreográficos
    • Interpretação/Reflexão
      • Desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e a apropriação de conhecimentos da linguagem elementar da dança e da sua compreensão no contexto
    • Experimentação/Criação
      • Integração progressiva e intencional de materiais, meios, técnicas e conhecimentos através de explorações e atividades expressivas proporcionadoras de ocasiões conducentes à resolução de problemas
    • Conceitos de dança
      • Corpo
      • Espaço
      • Tempo
      • Dinâmica
      • Relações
      • Improvisação
      • Composição
    • Estilos de dança
      • Clássica
      • Moderna
      • Contemporânea
      • Social
      • Tradicional
      • “Danças de Rua”
    • Atividades de Dança
    • Organização e planeamento
    • Desempenho/interpretação (entre outras):
      • Imitação, através do movimento, de: situações da vida quotidiana, histórias, canções, lengalengas
      • Imitação (em simultâneo) de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor e/ou colega (s)
      • Repetição/Reprodução de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor, colega (s) ou outros
    • Construição /criação (entre outras)
      • Criação / recriação de movimentos a partir de, temáticas e personagens
      • Improvisação de sequências de movimentos a partir de estímulos vários
      • Construção de combinações de movimentos locomotores e não locomotores para expressar a sensibilidade individual face a temas sugeridos pelo professor (imagens, sensações, emoções, histórias, canções, etc.)
    • Observação/apreciação: (entre outras)
      • Observação de pequenas danças, em contexto de sala de aula, alternando as funções de intérprete e de observador
      • Observação e apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos: físico (teatros, auditórios, museus,) televisivo e cinematográfico (séries, filmes, DVD) e digital (Internet, CDROM)
      • Expressão / comentário de pequenas peças de dança, utilizando vocabulário específico apreendido

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Educação artística – artes visuais

Educação artística – artes visuais
UFCD | 9644
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer a importância das artes visuais para o desenvolvimento global.
  • Identificar os conceitos básicos da comunicação no âmbito das artes visuais.
  • Reconhecer processos que conduzam à aprendizagem do olhar e do ver.
  • Identificar diferentes géneros e estilos no âmbito das artes visuais.
  • Intervir em diferentes universos visuais.
  • Colaborar na organização de atividades de artes visuais.

 

Fonte ANQ

  • A importância das artes visuais para o desenvolvimento global
    • As artes visuais enquanto forma de conhecimento
    • A interdependência entre os processos de: olhar, ver ,dialogar e pensar
  • Dimensões da educação artística:
  • Fruição/Contemplação: Desenvolvimento das capacidades de apreensão e interpretação dos universos visuais em diferentes contextos: físico e digital
    • Interpretação/Reflexão: apreciação estética e artística: a expressividade e a intencionalidade
    • Experimentação/Criação
    • Experimentação de conceitos das artes visuais com recurso a técnicas e materiais
  • Conceitos de artes visuais:
    • Cor
    • Forma
    • Textura
    • Ritmo
    • Movimento
    • Linha
    • Espaço
  • Géneros e estilos nas artes visuais
    • Antiga
    • Moderna
    • Contemporânea
      • Efémera
      • Land art
      • Instalação
      • Arte urbana
      • Video arte
    • Atividades de artes visuais
      • Organização e planeamento

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Educação artística expressão dramática/teatro

Educação artística expressão dramática/teatro
UFCD | 9643
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer a importância da expressão dramática/teatro para o desenvolvimento global.
  • Identificar diferentes géneros e estilos teatrais.
  • Identificar os conceitos básicos da Expressão dramática / Teatro
  • Intervir em diferentes universos teatrais.
  • Colaborar na organização de atividades dramáticas e projetos de teatro.

 

Fonte ANQ

  • Importância da expressão dramática/teatro para o desenvolvimento global
    • O Teatro enquanto forma de conhecimento
    • A interdependência entre os processos de: ver, estar , ser e agir
  • Dimensões da educação artística
    • Fruição/Contemplação – Desenvolvimento das capacidades de apreensão, descodificação e de interpretação dos códigos de leitura no contacto com diferentes universos dramáticos.
    • Interpretação/Reflexão Incentivo, a partir da experiência pessoal de cada um, da apreciação estética e artística, através dos processos de observação, descrição, discriminação, análise, síntese e juízo critico – opiniões com critérios fundamentados –, captando a especificidade contida na linguagem e construção dramáticas
    • Experimentação/Criação Conjugação da experiência pessoal, da reflexão, dos conhecimentos adquiridos (conceitos), através de exercícios e de técnicas específicas, para a expressão de conceitos e temáticas, procurando a criação de um sistema próprio de trabalho
  • Conceitos de expressão dramática/teatro
    • Espaço Cénico
    • Cena
    • Contracena
    • Voz
    • Respiração
    • Personagem
    • Ação/Reação
  • Géneros e estilos teatrais
    • Tragédia
    • Comédia
    • Farsa
    • Musical
  • Atividades de expressão dramática
    • Organização e planeamento
    • Jogos e exercícios dramáticos
    • Exercícios de improvisação
    • Exercícios de construção de personagem
    • Exercícios de dicção, colocação, projeção de voz, respiração
    • Exercícios de interpretação

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Educação artística música

Educação artística música
UFCD | 9642
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer a importância da música para o desenvolvimento global.
  • Identificar os conceitos básicos da Educação Musical.
  • Identificar os diferentes géneros e estilos musicais.
  • Colaborar na organização de atividades de expressão musical.

 

Fonte ANQ

  • Importância da música para o desenvolvimento global dos indivíduos
    • Música enquanto forma de conhecimento
    • Consciência sonora, rítmica e estética
    • Possibilidades expressivas
    • Vivências e experiência musicais
  • Dimensões da educação artística
    • Fruição/Contemplação – Desenvolvimento das capacidades de perceção, compreensão e reflexão dos diferentes universos musicais.
    • Interpretação/Reflexão Execução de peças musicais, utilizando a voz, os instrumentos musicais ou o movimento corporal.
    • Experimentação/Criação Experimentação, improvisação ou composição musical.
  • Conceitos de Educação Musical
    • Timbre
    • Dinâmica
    • Altura
    • Ritmo
    • Forma
  • Géneros e estilos musicais
    • Música das diferentes culturas
    • Estilos musicais
      • Clássico
      • Contemporâneo
      • Rock
      • Pop
    • Atividades de expressão musical
      • Organização e planeamento
      • Atividades de audição
      • Jogos de exploração sonora
      • Registos sons e de ritmos
      • Atividades de canto
      • Reprodução / interpretação de canções
      • Memorização de lengalengas / Trava-línguas
      • Jogos de movimento
      • Atividades/ Jogos rítmicas
      • Técnicas de utilização dos instrumentos musicais
      • Trabalho musical em grupo
      • Atividades de improvisação e criação
    • Análise crítica do trabalho produzido

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens

Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens
UFCD | 9852
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Aplicar técnicas de prestação de cuidados de higiene em crianças e jovens.
  • Efetuar a separação, recolha e transporte de resíduos decorrentes da prestação de cuidados de higiene e conforto e da higienização dos espaços.
  • Aplicar as técnicas de comunicação, de acordo com o tipo de interlocutor.

 

Fonte ANQ

  • Higiene básica
  • Privacidade e integridade
    • Regras e práticas
    • Comunicação
  • Produtos de higiene, hidratação e conforto
  • Cuidados de segurança, manutenção e higiene de materiais, equipamentos e utensílios utilizados
  • Técnicas de higiene
  • Cuidados de higiene e conforto
  • Muda de fraldas
  • Técnicas de vestir e despir
  • Ajudas técnicas de apoio
  • Higienização dos espaços
  • Recolha, separação e transporte de resíduos
  • Ocorrências e anomalias no apoio à prestação de cuidados
  • Procedimentos de registo e reporte

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Comportamentos disfuncionais na criança e no jovem

Comportamentos disfuncionais na criança e no jovem
UFCD | 9640
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar fatores de risco no comportamento da criança e do jovem.
  • Colaborar na implementação de estratégias de intervenção com crianças e jovens com comportamentos disfuncionais e perturbações do comportamento.

 

Fonte ANQ

  • Comportamentos disfuncionais na criança ou jovem
    • Ansiedade e distúrbios emocionais
    • Depressão
    • Agressividade
    • Isolamento
    • Sono e seus problemas
  • Perturbações do comportamento: diagnóstico, avaliação e intervenção
    • Fatores de risco de perturbação do comportamento:
      • Individuais:
      • Fatores genéticos, défices neuro cognitivos da criança, período pré e pós natal
      • Familiares:
      • Tipo de vinculação, disfunção familiar, patologia psiquiátrica parental
      • Ambientais: Grupos de pares delinquentes, insucesso e absentismo escolares, exposição a violência nos meios de comunicação
    • Fatores de stress e fatores de resiliência
  • Comportamentos disruptivos e antissociais: conceitos, causas e consequências
    • Indisciplina, violência, “bullying”
    • Papel da família
      • Estilos parentais e sua relação com comportamentos disfuncionais ou disruptivos
    • Papel das instituições
    • Papel dos profissionais
  • Estratégias de intervenção

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Processos de comunicação com crianças e jovens

Processos de comunicação com crianças e jovens
UFCD | 9638
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Enunciar os principais conceitos, tipos e formas de comunicação.
  • Reconhecer a importância da linguagem nos processos de comunicação.
  • Reconhecer a prática pedagógica como processo de comunicação com crianças e jovens.
  • Identificar as principais competências para uma comunicação eficaz com crianças e jovens.

 

Fonte ANQ

  • Comunicação definição e conceitos
    • Dinâmica do ato comunicativo
    • Elementos do processo de comunicação
  • Tipos e formas de comunicação
    • Comunicação verbal
    • Comunicação não-verbal
  • Comunicação e linguagem
    • Importância da linguagem
    • A linguagem como veículo de comunicação
    • Estimulação do desenvolvimento da linguagem e da comunicação
    • Componentes da linguagem
      • Função, forma e significado
    • Contextos da comunicação
  • Comunicação na criança e no jovem
    • Na interação com os pares
    • Na interação adulto/criança
    • Na relação pais/filhos e a importância do envolvimento parental na comunicação
    • Nos grupos de referência
  • Competências para uma comunicação eficaz e barreiras à comunicação
    • Assertividade
    • Escuta ativa
    • Auto-imagem
    • Clareza de expressão
    • Transparência na comunicação
    • Compreensão da mensagem
    • Saber lidar com as emoções
  • Comunicação e o grupo
  • Novas tecnologias de informação e comunicação (TIC)

 

Fonte ANQ

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Planificação de atividades educativas com crianças e jovens

Planificação de atividades educativas com crianças e jovens
UFCD | 9637
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar modelos pedagógicos para a educação das crianças e jovens.
  • Colaborar na planificação de atividades educativas da criança e do jovem.
  • Apoiar a realização de atividades educativas com crianças e jovens.

 

Fonte ANQ

  • Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos
    • Principais correntes pedagógicas
    • Individualização e diferenciação pedagógica
  • Princípios orientadores do planeamento das atividades
    • Documentos orientadores
      • Projeto educativo
      • Regulamento Interno
      • Plano anual de atividades
      • Projetos pedagógicos e curriculares
    • Planificação
      • Formas de planificação
      • Elementos a considerar na planificação diária
        • Rotinas
        • Espaços
        • Materiais
        • Tempos
        • Recursos humanos
        • Flexibilidade da planificação
      • Registo e avaliação
        • Importância dos registos
        • Grelhas de observação e registo
        • Do registo à planificação
        • Da planificação à ação
        • Da ação à observação e registo

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Segurança e prevenção de acidentes com crianças e jovens

Segurança e prevenção de acidentes com crianças e jovens
UFCD | 9636
Nível 2
Carga horária | 50 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os acidentes mais graves e mais frequentes.
  • Reconhecer situações de perigo nos vários contextos de intervenção.
  • Identificar e implementar medidas de redução do risco de acidente.
  • Aplicar medidas de primeiros socorros em casos de emergência.

 

Fonte ANQ

  • Acidentes mais graves e mais frequentes
    • Tipo de acidentes
    • Locais e condições de ocorrência
    • Produtos, artigos e equipamentos envolvidos
  • Causas dos acidentes
    • Características dos espaços, produtos e equipamentos
    • Comportamentos dos adultos
  • Desenvolvimento da criança e do jovem e a sua relação com a ocorrência de acidentes
  • Medidas de prevenção dos acidentes
    • Comportamento dos adultos
    • Adaptação do ambiente e organização do espaço
    • Seleção e organização das atividades
    • Escolha, utilização e manutenção dos artigos, mobiliário, equipamentos e brinquedos
    • Utilização de equipamentos de proteção
  • Estratégias de prevenção dos acidentes ao longo do desenvolvimento da criança e do jovem
    • Em casa (quedas, afogamentos, queimaduras, intoxicações, asfixia e estrangulamento, outros traumatismos)
    • No transporte no automóvel, mota, bicicleta e a pé
    • No transporte coletivo de crianças
    • Na escolha e utilização de artigos de puericultura, brinquedos e produtos de proteção/adaptação da casa
    • Nos estabelecimentos educativos
    • Nos espaços de jogo e recreio (ex: parques infantis) e outros espaços e atividades ao ar livre
    • Nas atividades desportivas e de lazer
    • Nas visitas de estudo, idas à praia e outras atividades fora da escola
    • Na escolha e utilização de equipamentos de proteção pessoal
  • Primeiros socorros com crianças e jovens
    • Noção de urgência e emergência médica
    • Guias de atuação perante uma emergência

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Desenvolvimento de crianças e jovens

Desenvolvimento de crianças e jovens
UFCD | 9635
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar as especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens.
  • Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens.
  • Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento das crianças e jovens.

 

Fonte ANQ

  • Desenvolvimento de crianças e jovens
    • Desenvolvimento físico e psicomotor
    • Desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento da linguagem
    • Desenvolvimento sócio afetivo
  • Especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens
    • Vinculação: a criança e o adulto de referência
    • Primeiros comportamentos sociais
    • Importância do contexto pré-escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
    • Importância do papel do adulto como modelo de referência
    • Importância do contexto escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
    • Internet e redes sociais
    • Principais desafios do desenvolvimento da sexualidade e relações entre pares
  • Fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens
  • Problemas de desenvolvimento - sinais de alerta
  • O período da adolescência
    • Características (feminino versus masculino)
    • Adaptação e inserção
    • Desvios
    • Estratégias de comunicação

 

Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância

Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância
UFCD | 9632
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
    • Reconhecer o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
    • Reconhecer a importância da articulação entre as Equipas Locais de Intervenção e a família.
    • Caracterizar o modelo de intervenção e sua articulação com os vários subsistemas.
    • Identificar sinais de alarme no desenvolvimento de crianças e jovens.

     Fonte ANQ

  • Intervenção precoce
    • Definição
    • Destinatários
    • Modelo de intervenção e articulação – Saúde, Educação e Segurança Social
      • Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – SNIPI
      • Organização e competências
      • Critérios de elegibilidade e encaminhamento
      • Metodologia de intervenção dos organismos competentes
      • Papel das equipas locais de intervenção (ELI) Articulação da intervenção multidisciplinar
    • Problemas de desenvolvimento
      • Identificação de sinais de alarme critérios de elegibilidade
    • Papel do profissional – Criação de condições adequadas ao desenvolvimento infantil
    • Cuidados a prestar à criança
    • Papel da família e da comunidade – Intervenção centrada na família

 Fonte ANQ

Habilitação mínima:

  • Empregados: não tem;
  • Desempregados: 12º ano;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição;
  • Certificado de Habilitações Literárias;
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com horário de trabalho.
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;

 

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