Projetos cofinanciados pela EU
Grande Sábio
centro de atividades educativas, lda.
 

Formação financiada

Atualmente o Grande Sábio abraça o projeto POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) com o intuito de criar condições ou proporcionar oportunidades aos que direta ou indiretamente nos procuram e são beneficiados pelas nossas ações.
Com este propósito contamos com as seguintes formações:

Técnicas de expressão e atividades práticas de creche e jardins-de-infância - expressão plástica

Técnicas de expressão e atividades práticas de creche e jardins-de-infância - expressão plástica
UFCD | 3266
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os princípios de expressão plástica.
  • Aplicar a expressão plástica no desenvolvimento de uma adequada prática pedagógica.

 

Fonte ANQ

  • Desenho
    • Evolução do desenho infantil
    • Técnicas, materiais e espaços
    • Desenho livre
  • Pintura
    • Evolução da pintura infantil
    • Técnicas, materiais e espaços
    • Desenho livre
  • Modelagem
    • Evolução da modelagem
    • Técnicas, materiais e espaços
    • Modelagem como atividade livre
  • Tapeçaria no jardim-de-infância
  • Fantoches
    • Construção
    • Manipulação
    • Importância

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Local: Grande Sábio | Santa Maria De Lamas
Data início: 28-11-2017Data fim: 14-12-2017
Horário: Terças, Quartas e Quintas das 9:30 às 13:00
Formador:

Técnicas de expressão e atividades práticas de creche e jardins-de-infância - expressão musical

Técnicas de expressão e atividades práticas de creche e jardins-de-infância - expressão musical
UFCD | 3265
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Enunciar os princípios de expressão musical.
  • Aplicar as capacidades de expressão musical em crianças em idade pré-escolar.

 

Fonte ANQ

  • Atividades de canto (canções infantis)
  • Atividades de canto e movimento
  • Atividades rítmicas
  • Registos de ritmos e sons

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Local: Grande Sábio | Santa Maria De Lamas
Data início: 1-2-2018Data fim: 1-3-2018
Horário: Terças e Quintas das 19:00 às 22:30
Formador:

Técnicas de expressão e atividades práticas de creche e jardins-de-infância - expressão dramática

Técnicas de expressão e atividades práticas de creche e jardins-de-infância - expressão dramática
UFCD | 3264
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Enunciar os princípios de expressão dramática.
  • Aplicar a expressão dramática como área síntese de outras expressões.
  • Utilizar a expressão dramática como forma de superar as dificuldades sociais e cognitivas da criança.

 

Fonte ANQ

  • Expressão dramática na prática
    • Liberdade de expressão
    • Desenrolar de uma atividade
    • Jogos dramáticos
    • Preparação dos materiais
    • Improvisação
    • Imitação
  • Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
    • Desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento psicomotor
    • Desenvolvimento sócio-afectivo

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Comportamentos disfuncionais na criança

Comportamentos disfuncionais na criança
UFCD | 3255
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar as dificuldades de desenvolvimento comportamental da criança.

 

Fonte ANQ

  • Imaturidade de desenvolvimento
    • Falta de auto confiança e auto estima
    • Deficiências sensoriais especiais
    • Distúrbios emocionais
    • Crianças com necessidades educativas especiais (NEE)

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Modelos e espaços pedagógicos

Modelos e espaços pedagógicos
UFCD | 3254
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os diferentes modelos psicopedagógicos que influenciam a educação pré-escolar.
  • Reconhecer a importância da relação afetiva e pedagógica na educação da criança.
  • Relacionar pedagogia e espaço pedagógico.
  • Reconhecer a importância da análise crítica de situações pedagógicas.

 

Fonte ANQ

  • Modelos e espaços pedagógicos
    • Atividades de tempos livres (ATL)
      • Modelos pedagógicos em ATL
      • Organização do espaço educativo em ATL
    • Organização e gestão da sala de atividades
    • Adaptação da criança ao jardim-de-infância e à escola
      • Espaço, objetos e pessoas
      • Espaço e o tempo – a importância da rotina
  • Análise crítica em diferentes situações pedagógicas
    • Observação de atividades psicopedagógicas realizadas por Educador de Infância
      • Análise dos princípios psicopedagógicos implicados
      • Escola, Instituição de ATL, pais e a Comunidade
      • Reflexão e análise crítica

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Processo de socialização da criança

Processo de socialização da criança
UFCD | 3250
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Caracterizar o processo de socialização da criança.

 

Fonte ANQ

  • Socialização - conceitos
  • Definição
  • Características
  • Aspetos consideráveis na sociedade
  • Socialização - agentes
  • Tipos de agentes
    • Família
    • Amigos
    • Escola
    • Meios de comunicação social (televisão)
    • Livros, revistas
    • Atividades/brincadeiras
    • Os colegas (entrada no grupo – o isolamento; as relações entre as crianças; a cooperação e a autonomia)
  • Papel dos agentes

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Modelos familiares e formas de parentalidade

Modelos familiares e formas de parentalidade
UFCD | 9186
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os modelos familiares e as diferentes formas de parentalidade.
  • Colaborar com a família na defesa do superior interesse da criança.
  • Conciliar a vida familiar com a atividade de ama.

 

Fonte ANQ

  • Evolução e perspetivas da dinâmica familiar
  • Diversidade de modelos familiares
  • Formas de parentalidade: biológica, adoção, apadrinhamento civil, acolhimento familiar e tutela
  • Colaboração com a família
    • Estilos educativos parentais
    • Adaptação a diferentes contextos familiares
    • Estratégias de gestão e prevenção de conflitos
  • Conciliação da vida familiar e vida profissional

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança

Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança
UFCD | 9185
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os materiais lúdico-didáticos e equipamentos necessários para o exercício da atividade de ama.
  • Planificar as rotinas diárias e as atividades promotoras do desenvolvimento das crianças.
  • Desenvolver as atividades lúdico-didáticas relacionando-as com o quotidiano das crianças na família e comunidade.
  • Reconhecer a importância da integração dos valores e princípios educativos na atividade de ama.

 

Fonte ANQ

  • Formas de organização do espaço físico, do equipamento e material necessário ao exercício da atividade de ama
  • Desenvolvimento das rotinas com as crianças
    • Entrada, acolhimento e saída das crianças e familiares
    • Cuidados de higiene
    • Apoio na alimentação
    • Descanso
    • Cuidados em situação de doença ou acidente
  • Atividades promotoras do desenvolvimento com crianças dos 0 aos 3 anos
    • Jogos sensoriomotores
    • Jogos relacionais ou funcionais
    • Jogos de construção
    • Jogos simbólicos ou “faz de conta”
    • Jogos de linguagem: histórias, lengalengas, destrava línguas, canções, outras
  • Planeamento das rotinas diárias e das atividades promotoras do desenvolvimento.
    • Importância do brincar no contexto da relação e dos cuidados diários à criança
      • Papel do adulto no brincar
      • Socialização e autonomização da criança
      • Descoberta do mundo natural
    • Importância da garantia da continuidade das rotinas da criança na ama e na família
    • Intencionalidade educativa no trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos
    • Estratégias de implementação das rotinas e atividades
    • Regras e limites

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego

Desempregados:

  • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição

Empregados:

  • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
  • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

 

Desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos - iniciação

Desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos - iniciação
UFCD | 9183
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer as fases do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
  • Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
  • Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
  • Reconhecer os tipos de alterações nas funções ou estruturas do corpo da criança dos 0 aos 3 anos.

 

Fonte ANQ

  • Fases do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos
    • Desenvolvimento físico e psicomotor
    • Desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento da linguagem
    • Desenvolvimento sócio afetivo
      • Vinculação: a criança e o adulto de referência
      • Primeiros comportamentos sociais
      • Segurança afetiva
      • Curiosidade e ímpeto exploratório
      • Autoestima
  • Fatores condicionantes do desenvolvimento da criança
  • Problemas de desenvolvimento: sinais de alerta
  • Crianças com alterações nas funções ou estruturas do corpo ou com risco grave de atraso de desenvolvimento

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Enquadramento legal e princípios éticos e deontológicos no exercício da atividade de ama

Enquadramento legal e princípios éticos e deontológicos no exercício da atividade de ama
UFCD | 9182
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os requisitos e as condições para o acesso e exercício da atividade de ama.
  • Identificar os serviços e respostas sociais e educativas disponíveis para a 1ª infância.
  • Utilizar os mecanismos de apoio e referenciação previstos na lei de proteção de crianças e jovens em perigo.
  • Reconhecer os princípios éticos e deontológicos no trabalho com crianças.

 

Fonte ANQ

  • Legislação em vigor para o exercício da atividade de ama
  • Conceito e objetivos da atividade
  • Requisitos e condições para concessão, substituição e cancelamento da autorização para o exercício da atividade
  • Regulamentos em vigor relativos às condições de higiene e de segurança habitacionais
  • Requisitos relativos à organização do espaço físico e do equipamento e material necessários ao exercício da atividade
  • Direitos e deveres das amas
  • Processo individual da criança e processo da atividade de ama
  • Creche familiar
  • Caracterização das condições, competências e acompanhamento das instituições de enquadramento
  • Direitos e deveres da ama perante a instituição de enquadramento e a família/criança
  • Formas de contratualização da prestação de serviços
  • Contratualização direta com a família
  • Exercício da atividade de ama no âmbito de uma instituição de enquadramento
  • Serviços e respostas sociais e educativas para a 1ª infância
  • Sistema nacional de intervenção precoce
  • Outras respostas sociais e educativas
    • Creche
    • Educação pré-escolar
  • Sistema de proteção de crianças e jovens em perigo
  • Princípios da intervenção
  • Funcionamento das comissões de proteção de crianças e jovens e sua competência territorial
  • Mecanismos de apoio e de referenciação de maus tratos
    • Identificação dos mecanismos de apoio e de referenciação: linhas telefónicas de ajuda e informação; forças de segurança; centros de saúde; núcleos de apoio à criança maltratada e família; comissões de proteção de crianças e jovens
    • Como e quando referenciar situações de maus tratos
  • Princípios éticos e deontológicos no exercício da atividade de ama
  • Respeito pelo superior interesse da criança
  • Confidencialidade
  • Integridade
  • Responsabilidade
  • Respeito pelas diferenças religiosas, culturais e socioeconómicas da criança e sua família
  • Respeito pela vida privada da criança e sua família
  • Dever de transparência e informação à família
  • Dever de colaboração com a família na procura de soluções
  • Dever de zelo
  • Particularidades da aplicação dos princípios éticos e deontológicos na atividade realizada no domicílio

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego

Desempregados:

  • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição

Empregados:

  • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
  • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade

 

Ética e deontologia profissionais

Ética e deontologia profissionais
UFCD | 0683
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Reconhecer as exigências ética associadas à sua atividade profissional.
  • Identificar os fatores deontológicos associados à sua atividade profissional.
  • Reconhecer as suas próprias competências e funções.
  • Reconhecer as exigências éticas e deontológicas em relação aos seus colegas de trabalho, à própria organização e ao público externo.

 

Fonte ANQ

  • Exigências éticas
  • Discrição
  • Consciência dos valores hierárquicos
  • Sentido de disciplina
  • Disponibilidade
  • Pontualidade
  • Assiduidade
  • Fatores deontológicos
  • Capacidade de organização
  • Sentido de antecipação
  • Capacidade de realização profissional
  • Boa cultura geral
  • Facilidade de expressão oral e escrita
  • Criatividade
  • Polivalência
  • Facilidade nas relações interpessoais
  • Sigilo profissional
  • Vivência do sentido da solidariedade social
  • Sentido da obrigação da competência
  • Exigências em relação a si próprio/a e às suas funções
  • Competências
  • Aptidões
  • Responsabilidade na tomada de decisões e ações
  • Uso dos conhecimentos e experiências no sentido da produtividade
  • Objetividade (análise racional dos factos)
  • Exigências em relação aos colegas de trabalho
  • Respeito pela dignidade da pessoa humana
  • Valorização pessoal e profissional dos colegas
  • Consideração por sugestões, problemas e necessidades dos outros
  • Exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho
  • Exigências em relação à organização
  • Participação nos objetivos da organização
  • Promoção do desenvolvimento da imagem da organização
  • Uso correto de materiais e equipamentos
  • Discernimento de julgamento em eventuais situações de conflito
  • Sigilo profissional
  • Exigências em relação ao público externo
  • Respeito e confiança
  • Princípio da livre concorrência
  • Comunicação bilateral

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Evolução e perspetivas da dinâmica familiar

Evolução e perspetivas da dinâmica familiar
UFCD | 3242
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários

Reconhecer a evolução histórica da dinâmica familiar, as novas formas de família e o envolvimento parental na educação de crianças com necessidades educativas especiais.

 

Fonte ANQ

  • História da dinâmica familiar
  • Cultura em transformação
  • Novas formas de família
  • Casal, casamento e união de facto
  • Monoparentalidade
  • Famílias de acolhimento
  • Adoção e parentalidade
  • Envolvimento parental na educação de crianças com necessidades educativas especiais (nee)

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Acompanhamento de crianças - desenvolvimento infantil

Acompanhamento de crianças - desenvolvimento infantil
UFCD | 3239
Nível 2
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários

Identificar os fatores de relacionamento empático e afetivo, correlacionando-os com as várias fases do desenvolvimento infantil.

 

Fonte ANQ

  • Psicologia e conceito do desenvolvimento da criança - definição
  • Psicologia e pedagogia
  • Desenvolvimento, crescimento e maturação da criança
  • Fatores condicionantes do desenvolvimento infantil
  • Fases do desenvolvimento infantil
  • Desenvolvimento físico e psicomotor
  • Desenvolvimento cognitivo - a teoria de Jean Piaget
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Desenvolvimento sócio-afectivo
  • Interação mãe/filho
    • Entrada no grupo
    • Criança e o adulto

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

Desenvolvimento sexual de crianças com NEE

Desenvolvimento sexual de crianças com NEE
UFCD | 3292
Nível 4
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar o desenvolvimento sexual da criança com deficiência.

 

Fonte ANQ

  • Educação sexual na deficiência
  • Cognição, valores e sexualidade
  • Direito à sexualidade

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

 

Formas de intervenção precoce em crianças com NEE

Formas de intervenção precoce em crianças com NEE
UFCD | 3291
Nível 4
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar o processo de intervenção precoce em crianças com necessidades especiais de educação.

 

Fonte ANQ

  • Conceito e âmbito da intervenção precoce
  • Modelos de intervenção precoce

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

 

Local: Grande Sábio | Santa Maria De Lamas
Data início: 16-11-2017Data fim: 12-12-2017
Horário: Terças e Quintas das 20:00 às 23:00
Formador: Fabiana Silva

Planificação de atividades de tempos livres - refeições

Planificação de atividades de tempos livres - refeições
UFCD | 3289
Nível 4
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planificar e orientar as refeições das crianças.

 

Fonte ANQ

  • Pôr a mesa
  • Servir a refeição
  • Regras sociais intrínsecas às refeições
    • Sentar
    • Utilização do guardanapo
    • Utilização dos talheres
    • Relação com os colegas
    • Ajuda a crianças com maior dificuldade de alimentação

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

 

Planificação de atividades de tempos livres - higiene e saúde

Planificação de atividades de tempos livres - higiene e saúde
UFCD | 3288
Nível 4
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planificar e orientar os procedimentos relativos à higiene e saúde da criança.

 

Fonte ANQ

  • Antes e depois das refeições
  • Antes, durante e depois das atividades

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

 

Higiene, saúde e segurança da criança

Higiene, saúde e segurança da criança
UFCD | 3284
Nível 4
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Enunciar os procedimentos relativos à prevenção de doenças.
  • Planificar e desenvolver, autonomamente, as ações relativas ao aconselhamento, higiene, manutenção e preparação de materiais e equipamento de acompanhamento.

 

Fonte ANQ

  • Saúde e higiene pessoal
    • Higiene oral
    • Despiste de alterações visuais
    • Alterações cutâneas
  • Dietas alimentares
    • Alimentação equilibrada
    • Distúrbios alimentares
  • Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais
    • Conceitos fundamentais
  • Cuidados básicos de saúde
    • Ministrar medicamentos
    • Tratamento de pequenas feridas
    • Acompanhamento aos serviços de saúde
    • Informação à família dos acidentados

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

 

Saúde mental infantil

Saúde mental infantil
UFCD | 3267
Nível 4
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os conceitos básicos de saúde mental infantil.
  • Desenvolver ações adequadas à promoção da saúde mental infantil.

 

Fonte ANQ

  • Fundamentos de saúde mental
    • Definição
    • Conceitos básicos de saúde mental
  • Perspetivas preventivas em saúde mental
    • Normal e patológico
    • Modelo preventivo - fatores de equilíbrio e de risco
    • Crises de desenvolvimento e crises acidentais
  • Saúde mental na família
    • Criança e família
    • Importância da abordagem familiar
    • Objetivos da perspetiva familiar
  • Criança vulnerável e em risco
    • Desenvolvimento e vulnerabilidade
    • Algumas situações de risco
      • Carência afetiva materna
      • Criança prematura
      • Criança hospitalizada
      • Criança de família desmembrada
      • Síndroma da criança negligenciada e batida
      • Criança psicossomática

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

 

Atividades pedagógicas do quotidiano da criança

Atividades pedagógicas do quotidiano da criança
UFCD | 3281
Nível 4
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Planificar, desenvolver e acompanhar atividades pedagógicas relacionando-as com o quotidiano das crianças.

 

Fonte ANQ

  • Observação e conhecimento individualizado das crianças: técnicas e procedimentos
  • Relação e comunicação com as crianças
  • Relação e comunicação com os diferentes adultos
  • Desenvolvimento do trabalho em equipa
  • Desenvolvimento de atitudes e comportamentos
    • Responsabilidade
    • Iniciativas pessoais
    • Capacidade de autocrítica
    • Capacidade de reformular as suas ações

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

 

Modelos pedagógicos

Modelos pedagógicos
UFCD | 3276
Nível 4
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários
  • Identificar os modelos psicopedagógicos adequados a creches e jardins-de-infância.
  • Identificar os fatores e reconhecer a importância da organização dos espaços e atividades pedagógicas.

 

Fonte ANQ

  • Percursores da educação pré-escolar
  • Principais correntes pedagógicas no período contemporâneo
    • Movimento educação nova
    • Pedagogia da educação popular
    • Pedagogia não diretiva
    • Pedagogia construtivista
  • Modelos Pedagógicos e organização dos espaços educativos

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

 

Espaços, materiais e equipamentos - creche e jardim-de-infância

Espaços, materiais e equipamentos - creche e jardim-de-infância
UFCD | 3280
Nível 4
Carga horária | 25 horas

 

Objetivos Conteúdos Requisitos Destinatários

Planificar e desenvolver autonomamente as ações relativas à higiene, manutenção, arrumação e preparação de materiais, equipamentos e espaços em ambiente de creche ou jardim-de-infância.

 

Fonte ANQ

  • Verificação dos stocks de materiais não pedagógico
  • Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas
  • Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas
  • Acompanhamento de refeições
  • Participação nas sestas e na higiene

 

Fonte ANQ

Destinatários Elegíveis: (+18 e -65 ou não reformado ou não inválido)

  • Ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego;
  • Desempregados, incluindo DLD (desempregados de longa duração), detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho;
  • Habilitação mínima 9º Ano escolaridade;

Documentação necessária para inscrição:

  • Ficha de inscrição
  • BI; NISS; NIF; ou Cartão Cidadão.
  • Certificado de Habilitações Literárias
  • Comprovativo Situação de Emprego ou Desemprego
    • Desempregados:
      • Declaração do centro de emprego (emitida – 6 meses) com a data de inscrição
    • Empregados:
      • Conta doutrem: Declaração da entidade empregadora com data início e tipo contrato
      • Conta própria: Declaração Segurança Social a comprovar descontos ou declaração abertura da atividade
  • Auxiliares de Acão Educativa
  • Animadoras Socioculturais
  • Amas
  • Assistentes Sociais
  • Encarregados de Educação
  • Professores
  • Interessados na área da Educação que exercem funções em creches, jardins-de-infância e ATL e/ou aos que pretendem integrar esta área

 

 

 

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